sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Musicoterapia

Deu na Veja

Oliver Sacks famoso neurologista inglês, que há longo tempo vem se utilizando da música no tratamento de seus pacientes, em seu novo livro "Alucinações Musicais" narra casos interessantes sobre perdas e excessos de musicalidade, sobre as relações da audição com os outros sentidos, sobre canções que se fixam em nossa mente e que se repetem constantemente.

A revista apresenta também outros trabalhos que seguem a mesma direção, ou seja, cientistas e musicoterapeutas unindo-se para pesquisar a influência da música sobre o cérebro.

Hoje diversos estudos científicos demonstram como são os caminhos da percepção musical e enfatizam a importância da música para propiciar uma maior plasticidade cerebral e uma maior harmonia e equilíbrio entre as funções dos dois hemisférios.

As interações entre música e neurociência estão só começando, porém valem um estudo amplo. São muitos os pesquisadores e cientistas, no Brasil e no mundo, que se juntaram a musicoterapeutas com o objetivo de estudar profundamente e trazer mais luz a esse tema.

Vale a pena ler o artigo. Confiram.


Clique aqui para acessar a revista Revista VEJA Edição 2027 26 de setembro de 2007: "Ciência A grande orquestra do cérebro"


Clique aqui para acessar a revista Revista VEJA Edição 2027 26 de setembro de 2007

Nenhum comentário: