sábado, 13 de outubro de 2007

Apresentando a Musicoterapia

A Musicoterapia é a utilização controlada do som e da música em um processo que possibilita a ampliação da comunicação, da expressão dos sentimentos, dos afetos e das experiências vivenciais do indivíduo.
A Musicoterapia atende o ser humano com dificuldades em diversas áreas como distúrbios de comportamento, de aprendizagem, desordens psiquiátricas, estresse, geriatria, bloqueios emocionais, busca do autoconhecimento proporcionando maior integração e melhoria na qualidade de vida.

A Musicoterapia é conduzida por um musicoterapeuta habilitado e treinado, que trabalha num contexto clínico. O musicoterapeuta é um profissional inserido na área da saúde e está apto para atuar em diversos locais como consultórios, hospitais, instituições, escolas, creches, indústrias e fábricas no setor de Recursos Humanos entre outros.
Este profissional é preparado durante quatro anos e seu diploma é de Bacharel em Musicoterapia. Isto quer dizer que conhece profundamente a psique humana, bem como seus distúrbios e doenças.
Ele faz uma avaliação das necessidades do cliente, formula um programa e uma abordagem terapêutica, desenvolvendo atividades específicas para alcançar os objetivos. O objetivo do tratamento é centrado no cliente. Para isso o profissional utiliza o som, a música e o movimento para produzir os efeitos terapêuticos que permitirão iniciar um processo de recuperação do cliente.

Musicoterapia não é aula de música, portanto, não é necessário que o cliente saiba tocar algum instrumento ou cantar para que possa ser atendido, pois como já foi dito, o objetivo principal do atendimento é a terapia ou a reabilitação.
As vivências musicais proporcionadas pela Musicoterapia estimulam a criatividade e a autoconfiança, ajudando a mobilizar o potencial de saúde do cliente. Tocando, cantando, improvisando, acompanhando e ouvindo música a pessoa partilha a sua experiência em sessões individuais ou de grupo. .

Da primeira infância à terceira idade a Musicoterapia pode significar, para as pessoas que a buscam, um fator de crescimento e uma contribuição para a melhoria da qualidade de vida.
Um ponto fundamental da Musicoterapia é permitir o resgate da confiança e o desenvolvimento do potencial interior de cada um, a partir de uma escuta verdadeira de si mesmo, do reconhecimento dos seus ruídos, das desarmonias e desafinações internas.

2 comentários:

Nanda Nascimento disse...

Foi muito enriquecedor passar por aqui, faço parte do xdosexo com a Milla e obrigada pelo link.
Abraços!!

Van disse...

Os posts estão ótimos 'Mama'!!!!
Tô preparando alguma coisa também.
Mas fiquei tanto tempo afastada dessa área que acho que desaprendi....
Será que isso também é como andar de bicicleta????

Beijucas